sábado, 1 de janeiro de 2011

Sobre o Blog


O nome
     O nome "Okkaeri" foi inspirado na palavra "okaeri" que em japonês significa "bem vindo de volta ao lar". Precisei colocar com dois "k" por falta de disponibilidade de domínio dentro do Blogspot.

Como nasceu
     Após o terremoto seguido de tsunami que devastou parte do nordeste do Japão em março de 2011, muitos brasileiros voltaram desesperadamente para o Brasil. Por medo da radiação liberada pelas usinas ou por terem perdido tudo na catástrofe. Muitos, já estavam no Japão há mais de 10 anos. Adaptados, não acompanhavam mais a realidade no Brasil.
     Em meados de junho do mesmo ano, tive contato com muitas dessas pessoas. Orientava-as com relação a documentos, cursos e tudo que pudesse ajuda-los na readaptação. Percebi que as dúvidas eram as mesmas. Foi então que nasceu o blog, primeiramente voltado para os dekasseguis que moraram no Japão e depois, ampliei para todos que moraram em qualquer outro país. As dificuldades são muito parecidas.

O template
     Enquanto eu estava desenhando essa flor, conhecida no Brasil como Dente-de-leão e no Japão como Tampopo, pensava no seu significado: é o símbolo da transformação e do renascimento.
     Inicialmente ela é amarelinha, depois vira um lindo "pompom" formado por suas sementes aéreas que por sua vez, desapegam-se de tudo que conheceram até ali e com o vento são encaminhadas para um novo lar... um novo começo... Um recomeço.

     Talvez este seja um gesto pequeno diante tanta dificuldade. Mas acredito que até uma centelha de luz pode ser vista na escuridão.

     Okaeri querido(a) amigo(a). 
     Me dê a sua mão... Vamos recomeçar... Juntos.